História





BREVE RELATO SOBRE A INFRA-ESTRUTURA URBANA DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO POVO – MATO GROSSO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
São José do Povo está situado na posição Leste do Município de Rondonópolis, ao Norte com o Município de Poxoréo e ao Leste com Guiratinga e Pedra Preta. Situa-se entre as Latitudes 16° e 17° se as Longitudes 54° e 55° C.

RECURSOS NATURAL

Clima
São José do Povo está situado ao Sul de Mato Grosso, portanto dentro da área de ocorrência do clima Tropical Continental (aw), que se caracteriza pela existência de duas estações anuais oscilam entre 22° e 36° e as precipitações anuais entre 1.300 e 1.600mm/ano.

Vegetação
Região de cerrado (vegetação típica do planalto central) composta por árvores de médio porte, casca grossa e galhos retorcidos.

Relevo
Situado no Planalto Central, apresenta formações serranas próximas como a Serra Petrovina e a Serra da Saudade, alternando formações de terrenos cristalinos e sedimentares (Terciário e Quartenário).

Hidrografia
São José do Povo não apresenta formações históricas da destaques, sendo os principais rios da região o Rio Prata e o Rio Areia, formadores do Rio Vermelho.

Solo
O solo é classificado como latosolo vermelho-escuro (solo com horizonte a latossólico). Possui uma grande profundidade de efetiva, porosidade relativamente alta, incremento gradual do conteúdo da fração entre os horizontes (transição gradual e difusa).
SETOR SECUNDÁRIO

Industria
O setor de Industria é incipiente, devido a falta de infra-estrutura  para o seu pleno desenvolvimento, apresentando precariedade da rede – viária, carência nos meios de comunicação e insuficiência de energia elétrica. No município foi construída uma Agroindústria para a produção de açúcar mascavo, melado e farinha, entretanto não encontra-se funcionando.

SETOR TERCIÁRIO

Comercio
O comercio varejista do centro urbano é de pequeno porte, mas atende as necessidades básicas do Município apresentando a seguinte situação:

  • Material de construção ........................................02
  • Farmácia ..............................................................01
  • Mercados .............................................................04
  • Posto de combustível............................................01
  • Hotel(pensão) .......................................................02
  • Bares ....................................................................08
  • Lojas .....................................................................03
  • Oficinas.................................................................02
  • Cooperativa...........................................................01
  • Associações de produtores rurais.....................04 (regem os Assentamentos Rurais da região: Sandrini, Márcio Pereira, João Pessoa e Padre Josimo Tavares)

 

TRANSPORTES

Sistemas Rodoviário
São José do Povo esta distante 48km do centro urbano mais próximo que é a cidade de Rondonópolis e distante da Capital do Estado, cerca de 302 km.

Sistema Hidroviário
Apesar de bem servido no tocante á bacia hidrográfica, os rios não são navegáveis, inexistindo transporte nesse setor.

 

Setor Aeroviário
Inexistente o transporte regular de aeronaves. Os campos de pouso  existentes pertencem a particulares, servindo apenas para atendimento dos mesmos.

ENERGIA
A energia é fornecida da rede de distribuição cuja capacidade é de 225kwatts e, segundo informações da rede CEMAT – Rondonópolis, há necessidade de ampliação da rede existente, porque a demanda é insuficiente para a distribuição. Existe iluminação pública que atente ao setor urbano do Município; Este é um do setores mais prejudicados em nosso município, em virtude da insuficiência da rede de energia existente.

COMUNICAÇÃO E LAZER

Telefonia
Hoje o Município Conta com Telefonia fixa e móvel, incluindo  ainda 10 orelhões públicos.

Correio e Telégrafo
O correio está representado por um posto descentralizado no atendimento a comunidade.

Televisão
A população recebe imagens de TV, gerada pela Rede Globo, TV centro américa de Cuiabá e  através de Antenas parabólicas e via satélite.

Áreas de Lazer
Conta com uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Ludovico Vieira de Camargo, uma praça com quadra poliesportiva, quadra de areia e campo de futebol, onde a população se encontra geralmente nos fins de semanas para lazer, além de contar também com um clube de Águas quentes – (Santana Termas), este considerado uma a principal fonte de lazer e turismo no município.

SAÚDE

Indicadores Sociais
Na área de saúde na Rede Municipal coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que já se encontra na Gestão Incipiente da Municipalização de saúde, caminhando para a Gestão Parcial. Responsabilizando-se por todos os atendimentos saúde gratuita ao munícipes hospitais, clínicas Radiológicas, Ultrasonografia, etc. apenas uma farmácia de pequeno porte.
O município através da Prefeitura Municipal coloca á disposição da população.

Atendimento Odontológico
Como extração, restauração “bochecho fluorado” nas escolas estaduais e municipais, tanto na zona rural como na urbana; os atendimentos odontológicos são realizados por um cirugião-dentista.

Na preventiva
Possui 04 postos de saúde, priorizando a saúde preventiva, com os atendimentos das ações básicas como medicina alternativa, visitas domiciliares, palestras, campanhas preventivas de vacinação, etc. e efetuados pelos agentes comunitários de saúde.

Saneamento Básico
O serviço de abastecimento de água é municipalizada, encontra-se á cargo do “Departamento Municipal de Água ” o sistema de fornecimento de água á comunidade local é através de poço artesiano.
O sistemas de tratamento de esgoto inexistente tanto na área urbana como na rural, sendo o “método de fossa negra”, utilizado na maioria das residências. È feita periodicamente, dias vezes semanais, a coleta de lixo nos vários “pontos” urbanos da região, trabalho este, desenvolvido pela Secretaria de Obras deste Município. Todo Lixo Orgânico é transportado para um aterro sanitário na região da Serrinha (cerca de 10km de São José do Povo).

 

QUESTÕES SOCIAIS DO MUNICÍPIO:

O município de São José do Povo trabalha as questões sociais junto a Secretaria Municipal de Assistência Social desta administração Municipal em 1992, houve o processo de descentralização dos recursos municipais para o desenvolvimento das ações de trabalho junto ao setor social desta região. Isto posto vem sendo desenvolvidos ações concretos de trabalhos junto as crianças e adolescentes de nosso município através do programa de erradicação do trabalho infantil – PETI ( 96 noventa e seis crianças de 7-14 anos de idade), onde são desenvolvidos trabalhos de recreações/lazer, reforços de disciplinas escolares, trabalhos artísticos; bem como trabalhos psicossociais junto as famílias das crianças envolvidas.
Por outro lado, são desenvolvido dos trabalhos de ações concretos junto aos idosos (API), onde são atendidos efetivamente 132 idosos. Nesta área, são desenvolvidos ações de trabalhos visando inserir  os idosos  junto a sociedade,buscando atividades recreativas, de lazer, sobretudo visando resgatar as políticas publicas básicas( saúde educação, lazer, moradia, etc...).
Outras ações de trabalhos desenvolvidos junto á secretária de Assistência Social  e o programa Bolsa Família, onde são efetivamente atendidas 277 famílias.
Encontra-se em fase de “andamento”, já com propostos de solicitações o “Programa Pro Jovem”, objetivo de resgatar trabalhos assistenciais para os jovens/adolescentes existentes no município (15 a 17 anos de idade Centro de Referencia a Assistência Social CRAS) já fez um levantamento social, para a implantação definitiva deste programa no município.
Todas as ações de trabalhos anteriormente mencionados são geridas e administradas pelo CMAS (conselho Municipal de Assistência Social) de são José do Povo (MT). Outros programas efetivamente trabalhados  no município são:
ASEF (Ações Sócios Educativos com as Famílias), atendendo crianças de 0 a 6 anos (240 crianças atendidas);
APD (Apoio á Pessoas Deficientes) onde são atendidas 62 deficientes;
BPC (Beneficio de Prestação Continuada – Escola) onde são atendidas 11 (onze) usuários.

ECONOMIA DO MUNICÍPIO

 O Município de São José do Povo, tem a sua economia voltada para os trabalhos de manejo e condução da atividade da pecuária leiteira junto ao modelo de produção da Pequena Propriedade Rural. Para isto disponibiliza de 04(quatro) Assentamentos Rurais Produtivos: Ass. Sandrini, Ass. Márcio Pereira, Ass. João Pessoa e Ass. Padre Josimo Tavares; bem como, pequenos sitiantes e chacareiros existentes nas regiões da Serrinha, Distrito de Nova Catanduva, Reta Mineira, Alto Bandeirantes etc.

 

História São José do Povo
Saiba mais sobre o surgimento da cidade de São José do Povo Por João Carlos Vicente Ferreira
As origens do município de São José do Povo se associam à história de Rondonópolis. Parte integrante do contexto econômico e social desse lugar. José Salmen Hanze chegou a região na década de sessenta, com a finalidade de desenvolver uma colonização. Os parcos recursos de que Hanze dispunha não permitiram uma infra-estrutura de grande porte. Mesmo assim a povoação tomou certo impulso no final da década da pioneira colonização.

A denominação de São José do Povo se deve ao orago do lugar, São José, e a homenagem ao próprio povo da localidade, por própria conta e recurso levantou social e economicamente o município. Hanze destinou 254 has. para a formação da sede do povoado. Mais tarde o colonizador arrependeu-se e diminuiu a área para 63 has, contrariando os ideais dos moradores da localidade, que pretendiam outra sorte ao lugar.

A vida dos moradores de São José do Povo estabilizou-se a partir da chegada do asfalto, pois o lugar situava-se a sete quilômetros apenas da rodovia entre Rondonópolis e Guiratinga. Um dos reflexos imediatos da ação pioneira foi a criação da Escola Agrícola de São José do Povo, conseguida por convênio federal.
A Lei Estadual nº 5.486, de 4 de julho de 1989, criou o município
Aniversário da Cidade
04 de Julho
População
3.514 habitantes
 CARACTERÍSTICAS:
É um lugar de águas cristalinas, belos Ipês ,  rios e cachoeiras encantam os olhos de quem vê.

Distâncias:

Da Capital:
261,70 Km


Prefeitura Municipal de São José do Povo - MT | 2017 ® Todos os direitos Reservados