notícias

POLIOMIELITE - São José do Povo chega a 71,26% de crianças imunizadas

São José do Povo chega a 71,26% de crianças imunizadas


28/08/2015 - 17:16 - Fonte: Sec. Municipal de Saúde / São José do Povo-MT

Dando continuidade à campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) aberta no sábado (15), São José do Povo já tem computado nos registros do Ministério da Saúde 71,26% de crianças de 6 meses a menores de 5 anos vacinadas. Esse número é da última parcial de quinta-feira (27). As informações são da responsável pelo Setor de Imunização Municipal, Rayanne Annalyese.

“Queremos chamar atenção dos pais e responsáveis para que levem seus filhos para serem imunizados. A campanha vai até o dia 31/08, e o município precisa vacinar 95%, mínimo a ser atingido. Nossa meta que é de 167 crianças nessa faixa etária”.

A Secretária Municipal de Saúde Arlene de S. Oliveira comunica que a unidade de Estratégia de Saúde da Família - ESFs esta abastecida com doses da pólio, além da pentavalente, pneumocócica 10 valente, tríplice viral, febre amarela, hepatite B, VIP e outras que são parte do calendário fixo de imunização. Os pais devem levar as carteirinhas para que os profissionais analisem as pendências de cada caso.

A unidade de saúde do município funcionam, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Importância da vacina contra a poliomielite

As crianças devem tomar as doses da vacina para evitar contrair o vírus que causa paralisia infantil, doença grave que atinge a medula e paralisa o movimento, podendo inclusive até levar à morte.

A população deve estar vacinada, pois a doença não está erradicada em outros países. Dessa forma, com a vinda de estrangeiros para cá ou brasileiros que fizeram viagens ao exterior, o vírus pode ser reintroduzido e atingir as crianças não vacinadas. 

A poliomielite é uma doença grave e sem tratamento, apenas a prevenção fornecida pela vacina. Transmitido por alimentos ou água contaminada, o vírus entra pela boca e, no primeiro momento, vai para o intestino. Depois disso, se aloja na raiz da medula espinhal.


Compartilhe
Prefeitura Municipal de São José do Povo - MT | 2017 ® Todos os direitos Reservados